VISITA DO GESTOR AMERICANO À ESCOLA
Centro de Ensino 29 de Outubro, na Cidade Operária, recebeu na manhã dessa quinta-feira, 07, a visita do diretor Jeffrey Jacobson da Escola Pública da zona rural dos Estados Unidos, Platteville High School, localizada em Plantteville no Wisconsin. A iniciativa faz parte das ações decorrentes da parceria entre a Embaixada Americana no Brasil e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Programa de Intercâmbio de Diretores Escolares.
Jeffrey Jacobson integra o grupo formado por diretores americanos premiados por sua excelência em liderança e gestão escolar nos estados da Califórnia, Illinois, Maine, Nova York, Ohio e Wisconsin. Esse intercâmbio acontece por meio da parceria Educacional Brasil – Estados Unidos, uma iniciativa dos governos dos dois países que começou em 1997.
No CE 29 de Outubro, Jacobson conheceu todas as dependências da escola, estrutura física e funcionamento. No auditório, o diretor reuniu-se com alunos, professores e técnicos, onde assistiu uma explanação feita pela diretora do colégio, Clarice Teixeira dos Santos sobre todo o sistema de funcionamento da escola, seus projetos, currículo, metodologia, planos de ação e sua história.
Em seguida o diretor reuniu-se com os professores da escola para uma troca de experiência entre o sistema de ensino americano e o brasileiro. Disse que o salário dos professores nos Estados Unidos é proporcional à qualidade de seu currículo. “Para trabalhar em uma escola pública o professor precisa ter além de um bom currículo, pelo menos quatro anos de formação”, disse ele.
Em reunião com os estudantes do Centro de Ensino, Jacobson explicou que o sistema de ensino dos Estados Unidos funciona de forma inversa que no Brasil. Lá as escolas públicas são melhores que as escolas particulares. Só estuda em escola particular quem procura sistemas de ensino diferenciados, como escola militar e outros. No entanto, explica que todas as escolas públicas cobram uma taxa mínima que varia de 30 a 45 dólares ao ano e as faculdades são todas particulares. Porém, mais de 80% dos alunos estudam com bolsas integrais ou parciais, conforme o merecimento de cada um. Entram nas melhores universidades os alunos que tiveram as melhores notas no ensino médio, ou se destaca na prática de algum tipo de esporte, recebendo bolsa integral ou parcial conforme a pontuação exigida para o benefício.
Existem mini-universidades que preparam num período de dois ou três anos os alunos que querem estudar em uma boa universidade, e não obtiveram a média exigida.
O Ensino Médio americano tem duração de quatro anos. As escolas funcionam em apenas um turno das 7h30 até às 16 horas. O aluno almoça na própria escola. No dia anterior é apresentado o cardápio do dia seguinte, se ele não gostar da comida pode levar de sua residência. O aluno não é obrigado a usar uniforme escolar. Parte do tempo na escola é dedicado atividades como teatro, dança, canto e esportes. O quarto ano do Ensino Médio é direcionado ao curso que o aluno deseja fazer na universidade. O diretor encerrou sua visita vivenciando a experiência de assistir uma aula junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Jeffrey Jacobson integra o grupo formado por diretores americanos premiados por sua excelência em liderança e gestão escolar nos estados da Califórnia, Illinois, Maine, Nova York, Ohio e Wisconsin. Esse intercâmbio acontece por meio da parceria Educacional Brasil – Estados Unidos, uma iniciativa dos governos dos dois países que começou em 1997.
No CE 29 de Outubro, Jacobson conheceu todas as dependências da escola, estrutura física e funcionamento. No auditório, o diretor reuniu-se com alunos, professores e técnicos, onde assistiu uma explanação feita pela diretora do colégio, Clarice Teixeira dos Santos sobre todo o sistema de funcionamento da escola, seus projetos, currículo, metodologia, planos de ação e sua história.
Em seguida o diretor reuniu-se com os professores da escola para uma troca de experiência entre o sistema de ensino americano e o brasileiro. Disse que o salário dos professores nos Estados Unidos é proporcional à qualidade de seu currículo. “Para trabalhar em uma escola pública o professor precisa ter além de um bom currículo, pelo menos quatro anos de formação”, disse ele.
Em reunião com os estudantes do Centro de Ensino, Jacobson explicou que o sistema de ensino dos Estados Unidos funciona de forma inversa que no Brasil. Lá as escolas públicas são melhores que as escolas particulares. Só estuda em escola particular quem procura sistemas de ensino diferenciados, como escola militar e outros. No entanto, explica que todas as escolas públicas cobram uma taxa mínima que varia de 30 a 45 dólares ao ano e as faculdades são todas particulares. Porém, mais de 80% dos alunos estudam com bolsas integrais ou parciais, conforme o merecimento de cada um. Entram nas melhores universidades os alunos que tiveram as melhores notas no ensino médio, ou se destaca na prática de algum tipo de esporte, recebendo bolsa integral ou parcial conforme a pontuação exigida para o benefício.
Existem mini-universidades que preparam num período de dois ou três anos os alunos que querem estudar em uma boa universidade, e não obtiveram a média exigida.
O Ensino Médio americano tem duração de quatro anos. As escolas funcionam em apenas um turno das 7h30 até às 16 horas. O aluno almoça na própria escola. No dia anterior é apresentado o cardápio do dia seguinte, se ele não gostar da comida pode levar de sua residência. O aluno não é obrigado a usar uniforme escolar. Parte do tempo na escola é dedicado atividades como teatro, dança, canto e esportes. O quarto ano do Ensino Médio é direcionado ao curso que o aluno deseja fazer na universidade. O diretor encerrou sua visita vivenciando a experiência de assistir uma aula junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Marcadores: 29 de outubro, intercambio., visita do gestor americano
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